EXTINTO: UMA AÇÃO PELA SUSTENTABILIDADE
O Boticário apresenta EXTINTO: a primeira linha de fragrâncias, que não será comercializada, que nasce como um alerta. Inspirado no aroma original de biomas ameaçados pela poluição, este projeto pretende sensibilizar e relembrar que, se não mudarmos os nossos hábitos, podemos perder para sempre a beleza - e o cheiro - dos lugares mais incríveis do planeta.
SOBRE O PROJETO
Centenas de lugares no mundo sofrem com a poluição e o descarte incorreto de resíduos. Além da beleza, o cheiro desses biomas também se está a perder. E não existem fronteiras para o lixo. Um descarte inadequado cruza rios e oceanos, ameaçando diversas regiões do mundo.
O Boticário, que ao longo dos anos tem vindo a promover diversas iniciativas de conservação ambiental e gestão de resíduos, dá agora um novo passo. Extinto é a primeira linha de fragrâncias que não será vendida. Nasce como um alerta.
EXTINTO é um alerta urgente para agirmos. Agora. Juntos Só desta forma vamos poder viver num mundo onde paraísos e os seus cheiros nunca desapareçam. Muda os teus hábitos e preserva o perfume do planeta.
#soexistebelezaseexistirplaneta
EXTINTO inspira-se na BaÍA de Guanabara

AMÉRICA
A fragrância foi criada a partir de notas que expressam a frescura das águas e o verde exuberante das florestas, com um efeito orvalhado.
O exclusivo Acorde Mata de Guanabara celebra a grandiosidade e beleza da natureza preservada.
Uma fragrância vegan, com 93% de ingredientes de origem totalmente natural.
EXTINTO PELO MUNDO
Inspirado no aroma original de biomas ameaçados pela poluição

OCEÂNIA
Pouco habitada e ainda praticamente selvagem, dominada por animais e plantas nativas. A região está a ser invadida por resíduos de plásticos trazidos por cursos de água, comprovando que não existem fronteiras para o lixo.
Fonte: dado divulgado pelo ABC NEWS Australia, 2022
Sobre a fragrância: Inspirada na Austrália, conhecida pela sua beleza natural, formações exóticas e lagos rosados.
Esta é uma fragrância amadeirada, que através do sândalo da Austrália, homenageia a sua exuberante natureza.

ÁSIA
A Índia e o Bangladesh são detentores da maior floresta de manguezal do mundo, a Sundarbans. Hoje essa floresta está-se a tornar um lugar invadido por plástico.
Fonte: estudo divulgado pela Frontiers.org, 2021
Sobre a fragrância: O Jasmim Sambac provavelmente bastaria para transmitir toda a riqueza olfativa deste lugar.
Mas é um paraíso cheio de detalhes. Este ingrediente é refrescado pela doce davana com folhas de manjericão, retratando toda a beleza exótica da índia.

EUROPA
Banhada em parte pelo mar Mediterrâneo, considerado hoje um dos mares mais poluídos do mundo, a Calábria tem vindo a sofrer um grande impacto causado pelo lixo. Acumulam-se resíduos de plásticos e a perda intensa da fauna marinha é também notória.
Fonte: Nature Communications, 2023
Sobre a fragrância: Inspirada na região da Calábria, a fragrância transmite a frescura e a naturalidade das suas paisagens verdejantes. A bergamota da Calábria expressa toda a frescura cítrica que contrasta com notas florais e orientais.

ÁFRICA
Um dos exemplo mais extraordinários da biodiversidade do planeta, Madagáscar é um dos países que mais sofre com a poluição e o lixo. Mais de mil toneladas de resíduos sólidos são gerados por ano em Madagáscar.
Fonte: Integrated Urban Development and Resilence Project, The World Bank, 2016
Sobre a fragrância: O solo africano produz a melhor baunilha do mundo, e é na ilha de Madagáscar que a encontramos.
Traduzida neste fragrância de extrema riqueza que representa toda a beleza das suas paisagens, florestas e baobá ou embondeiro.
Fundação Grupo Boticário Brasil

A BAÍA DE GUANABARA
Historicamente, o estado do Rio de Janeiro é um estado com muita presença nas ações da Fundação. Foram mais de 120 projectos e iniciativas de conservação apoiados.
Nos últimos 5 anos, a Fundação do Grupo Boticário Brasil atua em parceria com governos, sociedade civil e empresas para impulsionar ações do movimento Viva Água Baía de Guanabara, que atua para desenhar ações e promover a segurança hídrica, procurando criar um novo modelo baseado na economia regenerativa e na natureza para o desenvolvimento sustentável.
Além disso, ao longo da sua história, a Fundação Grupo Boticário Brasil celebra conquistas importantes:
Para as florestas / Protegem as florestas
2,9 milhões de hectares de natureza protegida
Conservam diretamente, com duas reservas naturais, cerca de 110km2, uma área equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. As reservas estão no coração da Mata Atlântica e do Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do Brasil.
Para as espécies / Conservam as espécies
178 espécies descobertas e mais de 1.600 iniciativas, soluções e negócios inovadores apoiados em todo o país.
Para a água / Cuidam da água, essencial para a vida de todas as espécies.
10 mil piscinas olímpicas, representam as nascentes e bacias de rios que se somados, são protegidos pelas ações da Fundação.
Para o oceano / Fortalecem a proteção do oceano e das zonas costeiras, onde vive mais de 25% da população brasileira. Criaram áreas seguras que são o equivalente a 121 vezes à cidade de São Paulo.
Saiba mais em: fundacaogrupoboticario.org.br/
GRUPO BOTICÁRIO E A SUSTENTABILIDADE
Cuidar do nosso planeta e procurar soluções que minimizem o nosso impacto, é, há mais de 40 anos, um dos principais pilares do Grupo Boticário. Atualmente, temos diversas iniciativas que transformam a nossa cadeia de valor e oferecem também às pessoas a possibilidade de fazer parte desta mudança. Afinal, a verdadeira transformação só acontece quando todos participam.
A NOSSA ESTRATÉGIA ASSENTA NO CONCEITO DOS 3 "R"s:
REDUZIR
Trabalhamos para reduzir a gramagem das nossas embalagens e desenvolver inovações que tornem os nossos produtos mais sustentáveis. Os refis dos produtos do Grupo Boticário, por exemplo, utilizam cerca de 78% menos plástico do que a embalagem convencional. Além disso, com eco design, criámos soluções como o invólucro monomaterial nos batons em bala da marca Intense, tornando o produto ainda mais sustentável e permitindo a sua entrada na cadeia de reciclagem - uma iniciativa pioneira do Grupo Boticário.
REUTILIZAR
Atuamos com a reutilização de materiais logísticos nas nossas operações.
RECICLAR
Em Portugal, damos mais um passo nesse caminho com a chegada do Boti Recicla, o nosso projeto de logística reversa e reciclagem. A partir de agora, todos os clientes podem devolver as embalagens vazias dos produtos das marcas do Grupo - O Boticário, Quem Disse? Berenice? e Aura - nas nossas lojas.
O objetivo é claro: dar o destino certo a essas embalagens e reduzir o impacto ambiental da indústria da beleza. Este é mais do que um programa de reciclagem - é um convite à ação consciente e uma expressão dos valores que nos movem.